Solar Termico

Um sistema solar térmico pode ser definido como um equipamento que absorve a radiação emitida pelo sol e a transforma em energia térmica que é utilizada para aquecer um fluido.

Tipos de Sistemas de Aquecimento de Água Quente Sanitária Solar

Sistema de Termosifão (circulação natural)
Sistema de Circulação Forçado (com bomba circuladora).

1) O Sistema de Termosifão
O sistema de termosifão funciona sem ser necessário haver um input de energia eléctrica.
Os fluidos mais quentes (com maior quantidade de energia) sobem por aumentarem o valor da diferença da sua densidade em relação à densidade do ar (a densidade diminui com o aumento de temperatura). O kit termossifão coloca em prática este pressuposto, ou seja, como o acumulador está instalado numa cota superior à do colector solar, o fluido, ao ganhar energia, vai ficar menos denso e deslocar-se no sentido ascendente.
Este tipo de solução é a ideal para construções existentes, pois, não tem de se lutar contra a habitual falta de espaço para colocar o acumulador térmico, como acontece com os sistemas de circulação forçada.

esquema_termo

Apesar dos kits termossifão indicarem que o acumulador tem de ficar adjacente ao colector, há a hipótese de se colocar o acumulador no interior do telhado com pequenas adaptações ao circuito hidráulico. Embora esta solução seja viável, é obrigatório que o acumulador fique sempre mais elevado que os topo do colector térmico.
Estas soluções começaram a ser disponibilizadas por causa do elevado número de desistências de aquisição tendo como base a inestética de ter um sistema com depósito em cima do telhado.

O princípio de funcionamento

O fluido térmico que se encontra no circuito primário (circuito fechado do colector/permutador de calor do acumulador) é aquecido pela radiação solar captada através do colector solar, criando o efeito de termosifão, que consiste na movimentação do líquido do circuito primário, a partir das diferenças de densidades criadas pelas diferenças de temperatura, i.e., a água quente que é menos densa sobe e a água fria, mais densa, desce, criando assim uma circulação natural.
A energia do fluido é transmitida através do permutador de calor do depósito para a água de consumo, o qual é alimentado pela rede de água fria, saindo assim água quente para o consumo.
Com este tipo de sistema não é necessária uma bomba electrocirculadora para movimentar o fluido, nem um controlador diferencial para accionar a bomba, como nos sistemas de circulação forçada.

2) O Sistema de Circulação Forçada
Necessita de uma fonte de energia eléctrica para fazer funcionar a bomba circuladora do circuito primário.

Ao contrário dos sistemas solares térmicos a funcionar em termossifão, os sistemas de circulação forçada não necessitam que o acumulador de água se encontra numa cota superior à do colector, pois, possuem bombas circuladoras que fazem circular o fluido do circuito primário sempre que a diferença entre a temperatura no interior do acumulador e a temperatura no colector seja inferior a um determinado intervalo (normalmente entre os 6 e os 10 ºC) definido no controlador eletrónico.

Estes sistemas, apesar de apresentarem custos de instalação maiores que os sistemas a funcionar em termossifão, têm uma eficiência superior e permitem um maior controlo sobre a energia armazenada.

esquema_cf

O princípio de funcionamento

O fluido térmico que se encontra no circuito primário (circuito fechado do colector/permutador de calor do acumulador) é aquecido pela radiação solar captada através do colector solar, e quando está a uma temperatura mais elevada que a temperatura da água existente no interior do acumulador, é feito circular através da acção de uma bomba que está ligada ao controlador solar. O controlador solar possui sondas ligadas ao colector e ao acumulador. A energia do fluido é transmitida através do permutador de calor do depósito para a água de consumo, o qual é alimentado pela rede de água fria, saindo assim água quente para o consumo.

Sistemas de Apoio

Nos casos em que a radiação solar disponível não é suficiente para cobrir as necessidades energéticas o depósito acumulador encontra-se, normalmente, equipado com uma resistência eléctrica que é controlada por um termostato.
Este apoio pode ser feito, também, através de caldeiras, esquentadores ou termoacumuladores eléctricos.

Contacte-nos pelo email ou pelo 249 719 918 / 243 325 231 e peça-nos uma cotação.