Solar Fotovoltaico

FOTOVOLTAICO AUTOCONSUMO 

O QUE É O AUTOCONSUMO?

O autoconsumo é a utilização de painéis solares fotovoltaicos para produção de energia para consumo próprio com ou sem recurso a baterias.

Ao contrário dos modelos anteriores, onde a energia produzida através dos painéis fotovoltaicos nas unidades de micro e mini geração era injetada e vendida à rede, o autoconsumo tem uma filosofia bastante diferente.

Na prática este sistema incentiva os consumidores a produzirem a sua própria energia de forma limpa ao invés de adquirir essa energia à rede.

Este programa é regulamentado Decreto-Lei nº 153/2014 de 20 de Outubro.

A QUEM SE DESTINA O AUTOCONSUMO?

O autoconsumo está acessível a particulares e empresas com consumos de energia significativos durante o dia.

ENQUADRAMENTO LEGAL

As UPAC (Unidade de Produção de Auto Consumo) são reguladas pelo decreto de lei Decreto-Lei nº 153/2014 de 20 de Outubro.

É NECESSÁRIO EFECTUAR REGISTOS PARA A INSTALAÇÃO DE UPAC´S – (UNIDADE DE PRODUÇÃO DE AUTO CONSUMO)?

  • Potências inferiores a 200 W, não necessitam de registo.
  • Potências entre 200 W e 1,5 kW, apenas necessitam de mera comunicação prévia de exploração desde que a UPAC não seja ligada à rede
  • Potências entre os 1,5 kW e 1 MW, necessário registo e certificado de exploração;
  • Potências acima de 1 MW, necessária licença de produção e de exploração.

COMO DIRECCIONAR O CONSUMO ENERGÉTICO PARA AS HORAS DE PRODUÇÃO

Para aumentar rentabilidade do seu sistema de autoconsumo, é possível direcionar grande parte dos consumos energéticos para os períodos de maior insolação.

Para isso existem equipamentos (sistemas de controlo de cargas) que permitem ligar um conjunto de eletrodomésticos e equipamentos elétricos sempre que exista excedente solar. Desta forma conseguimos reduzir significativamente o consumo de energia adquirida à rede e aumentar o consumo de energia proveniente do autoconsumo.

Os controlos de cargas são “simples tomadas” que se colocam diretamente sobre as tomadas existentes e são comandadas remotamente por rádio, ou smartphone (dependendo da especificidade de cada equipamento), sem necessidade de recorrer à instalação de cabos elétricos.

Exemplo de equipamentos, responsáveis por elevados consumos energéticos, que podem ser acionados automaticamente quando existe excedente de energia solar:

  • Resistências elétricas utilizadas para o aquecimento de águas sanitárias
  • Bombas de calor para aquecimento central ou aquecimento de piscinas
  • Máquinas de lavar roupa ou louça

Contacte-nos pelo email ou pelo 249 719 918 / 243 325 231 e peça-nos uma cotação.