Historia

A empresa José Marques Agostinho, Filhos & Companhia, Lda., fundada na cidade do Entroncamento por José Marques Agostinho, é uma PME de cariz familiar, que opera no mercado há mais de 100 anos.

São muitas as atividades que a empresa foi desenvolvendo ao longo dos seus anos de existência, incluindo negócios tão variados como sejam os da produção e ou comercialização de peles; vinhos; vinagres; produtos agroquímicos – adubos, fitofármacos, sementes; produtos petrolíferos – gás, gasóleos, lubrificantes; instalação de redes e armazenagens de gás; instalação de sistemas solares térmicos e fotovoltaicos; serviços de manutenção de equipamentos de queima – Caldeiras, Fogões, Esquentadores. Esta diversidade de atividades, reflete bem a natureza eclética da empresa na sua forma de estar e de fazer negócios.

Embora mantendo ainda ligação a muitas das atividades acima referidas, nomeadamente na área alimentar através da sua participada COMTEMP, a empresa desenvolve fundamentalmente negócios na área da energia, mais concretamente negócios ligados à área da comercialização de gás propano e butano, gases industriais, venda de combustíveis líquidos, instalação de sistemas solares térmicos e fotovoltaicos, elaboração e execução de projetos para armazenagens e ou, redes de gás e serviços de assistências técnicas.

As atividades relacionadas com o atual core-business da empresa têm o seu início com a longa relação comercial que manteve ao longo dos anos com a empresa Shell, da qual foi por mais de 50 anos, sua agência central, e deste modo, representando os diversos negócios que a Shell desenvolvia, para o Distrito de Santarém.

Esta forte ligação a uma companhia tão reputada como a Shell, com início em 1929, deu à empresa José Marques Agostinho Filhos & Cia Lda. a possibilidade de adquirir e robustecer ao longo dos anos, competências técnicas, comerciais, assim como adquirir muita experiência no desenvolvimento dos negócios nos quais a empresa atualmente atua.